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SAIBA COMO O FACEBOOK INFLUENCIA NA DECISÃO DE COMPRA E FAÇA SUA ESTRATÉGIA

SAIBA COMO O FACEBOOK INFLUENCIA NA DECISÃO DE COMPRA E FAÇA SUA ESTRATÉGIA

Ao longo dos anos, as mídias sociais formaram um lugar que as pessoas acessam sistematicamente, a fim de manterem-se atualizadas e baterem papo. O que pouca gente sabe é que isso representa o Santo Graal do marketing para a maioria das empresas.

Uma pesquisa recente mostra que o papel dos meios de comunicação social sobre as decisões de marketing é surpreendente, o que significa que as empresas passaram a colocar mais ênfase em sua estratégia de mídia social.

Apesar de muitas empresas caírem de paraquedas nas mídias sociais, sem nenhuma estratégia para embasar suas ações, outras organizações encontraram a sua mina de ouro.

Talvez o maior exemplo disso seja o Facebook, que aumentou potencialmente a notoriedade da marca e influencia as decisões de compra de seus seguidores de forma surpreendente. Saiba neste post como o Facebook influencia na decisão de compra e faça sua estratégia!

A psicologia por trás da tomada de decisão de compra

A fim de entender por que a mídia social é uma grande influenciadora quando se trata de tomar decisões de compra, é importante entender a psicologia por trás dela. Grandes decisões são frequentemente mais complexas do que parecem.

Em geral, os psicólogos de marketing concordam que os meios de comunicação social ganharam destaque quando se trata de decisões de compra dos consumidores e isso se deu por conta das seguintes razões:

 

  • O consumidor tende a ser influenciado por alguma emoção

Mesmo os compradores mais racionais são, de alguma forma, influenciados por emoções –  consciente ou inconscientemente. Nós usamos ambos os lados do cérebro, direito (subjetivo e intuitivo) e esquerdo (lógico e analítico), para tomar as decisões. Mas nós não somos robôs, por isso é altamente improvável que façamos decisões de compra puramente racionais.

  • Os consumidores são naturalmente desconfiados

Os compradores são naturalmente desconfiados. Isso é evidenciado pelo fato de que os representantes de vendas normalmente agem avidamente, tentando forçar o cliente a comprar algo.

Por isso, uma forte ênfase é colocada sobre a necessidade de estabelecer credibilidade e confiança com os clientes antes mesmo de começar a lançar um produto. A mídia social é muito eficaz quando se trata de construção de credibilidade, especialmente quando os consumidores vêem seus amigos e parentes comprando um produto. Isto ocorre porque eles estão sendo influenciados por alguém em quem podem confiar, e não um simples vendedor.

  • Uma imagem (ainda) vale mais que mil palavras

As empresas estão descobrindo que é fácil convencer as pessoas a comprar, quando a informação é bonita. Isto é, belas fotos, infográficos e tabelas. Tudo que torne o conteúdo mais palatável, especialmente quando ele é denso.

  • O ser humano têm mentalidade de multidão

Os seres humanos têm, em geral, uma mentalidade de multidão. Este fenômeno está por trás de tendências e é especialmente verificável na indústria da moda. As pessoas optam por por seguirem os passos de grandes grupos.

Assim, é fácil para os profissionais de marketing influenciá-los quando eles estão em grupos. É justamente por isso que a mídia social tornou-se um sucesso quando se trata de marketing.

As pessoas vão em grande parte, ser convencido a fazer uma decisão de compra se os seus colegas já o fizeram. Tudo que você precisa fazer é demonstrar-lhes como o mesmo produto tem beneficiado seus colegas e amigos.

Por que promover a sua empresa nas mídias sociais?

De acordo com consultores de marketing, os consumidores compram produtos para satisfazer uma ou duas necessidades principais: resolver/evitar um problema e satisfazer algum prazer.

Portanto, a melhor maneira para as empresas venderem seus produtos é encontrar maneiras de influenciá-los a tomar uma decisão de compra. Isso pode ser feito mostrando aos clientes como o produto da empresa irá resolver um problema existente melhor do que os concorrentes e, se possível, aumentar o prazer associado.

Esta é precisamente a razão pela qual as empresas devem garantir e estabelecer uma forte presença online, especialmente nas mídias sociais. Isso ocorre porque 74% dos consumidores confiam em alguma mídia social para fazer uma decisão de compra.

Para os consumidores, as mídias sociais são lugares onde eles podem receber e compartilhar informações sobre marcas, produtos e serviços; isso os auxilia a tomar decisões de compras mais conscientes, mas não os blinda dos esforços de marketing subjacentes.

Por que promover sua empresa no Facebook?

O Facebook é a rede social mais recomendada para promover a sua empresa. Isto deve-se ao fato de que o Facebook simplifica a coleta de dados adicionais, tais como: data de aniversário, gênero, interesses.

Esse tipo de dado pode ser usado para personalizar a experiência de compra para os usuários, além de agilizar o processo de compras. Por segmentar as ofertas e ser eficaz, o Facebook se torna a ferramenta perfeita para realizar compras online – tanto para os clientes, como para os empresários.

Por que os consumidores usam as mídias sociais para tomar uma decisão de compra?

Entre outras razões pelas quais os consumidores se apegam tanto às mídias sociais, perante uma possível tomada de decisão de compra, incluem:

  • A mídia social permite acompanhar as tendências;
  • Os consumidores podem aprender mais sobre os produtos e serviços de uma empresa;
  • Clientes podem fornecer feedback e participar da comunidade de fãs da marca;
  • Vantagem de sorteios e promoções exclusivas às mídias sociais;
  • Tomar uma decisão informada de compra.

Recentemente, a Forbes realizou uma pesquisa para ver como os consumidores se envolvem com diferentes organizações e empresas, tais como varejo, hospitalidade, entretenimento e negócios financeiros, através de redes sociais.

Eles descobriram que 81% dos entrevistados admitiram que as recomendações e as mensagens de familiares e amigos afetaram diretamente suas decisões de compra; enquanto 78% das pessoas disseram que as mensagens de empresas em mídias sociais influenciaram suas decisões de compra.

Como o Facebook influencia na decisão de compra?

Você provavelmente não sabe disso, e certamente não gostaria de admitir, mas os anúncios que você vê no Facebook estão funcionando e influenciando os seus hábitos de compra. Mesmo que você ignore os anúncios patrocinados em seu feed e nem clique neles, eles ainda são capazes de influenciar o seu comportamento e decisão de compra.

Eles silenciosamente incentivam você e seus amigos a comprar determinados produtos, ao invés de outros. Mas… Como a gente sabe de tudo isso?

O Facebook lança numerosos relatórios, com base em pesquisas e estudos que já foram realizados, para demonstrar se e como os seus usuários respondem a anúncios no site. Os resultados podem surpreendê-lo, uma vez que nos mostram que os anúncios Facebook influenciam as compras sem ao menos serem clicados.

Alguns destes relatórios também fornecem uma olhadinha para a estratégia de negócios de longo prazo de Facebook. A maioria de nós sabe que o Facebook e o Google estão em uma batalha entre si, sobre os usuários e as verbas publicitárias.

No entanto, existe uma grande diferença entre os dois. Estudos do Facebook sugerem que a receita de publicidade deles não vem, necessariamente, às custas do Google. Eles defendem que as pessoas respondem a anúncios no Facebook da mesma forma que respondem à anúncios televisivos. Mas é uma opinião bem parcial, não é?

Em 2012, o Facebook começou a trabalhar com a Datalogix, uma empresa que registra os padrões de compra de mais de 100 milhões de casas. Sabe quando você compra algo no supermercado local e usa aquele cartão de desconto? Esse mesmo cartão vincula sua identidade para suas compras.

Esses dados são enviados para a Datalogix, que tem acordos com centenas de grandes varejistas para adquirir tais informações. Juntos, o Facebook e a Datalogix têm trabalhado em uma maneira de combinarem seus conjuntos de dados, mantendo a privacidade dos usuários.

Como resultado, o Facebook poderia começar a analisar e usar esses dados para entender melhor a relação entre campanhas de publicidade em seu site e os hábitos de compra das pessoas que usam a rede social.

O Facebook está ficando cada vez melhor em publicidade segmentada. Eles estão personalizando os anúncios que mostram a você, de forma a influenciar com mais força a decisão de compra.

Com a sofisticação dos sistemas de informação, quanto mais informações eles detém sobre você, mais eles terão material para mostrar-lhe anúncios com maior apelo e influenciadores de sua decisão de compra.

Você pode até não gostar dos anúncios que vê no Facebook e estar 100% comprometido a nunca clicar sobre eles, mas os dados estão lá para provar que eles funcionam. E isso não há como negar.

 

Fonte: www.ecommercedesucesso.com