O Instagram já tem mais de 400 milhões de usuários ativos. Isso é uma grande audiência, mas não é o tamanho da base de usuários que o torna um canal de marketing atraente. A rede social traz um nível de engajamento incomparável, motivando as marcas a entrarem na plataforma. Então, por que não vender no instagram?
Se você nunca postou nada em mídias sociais como empresa, talvez você se sinta falando para o vazio no início, mas não é assim com o Instagram. Não importa o quão pequeno seja o seu público, suas postagens ainda terão um grande impacto.
Confira neste um guia para iniciantes de como vender no Instagram. Vamos lá?
Por que poucas marcas estão vendendo no Instagram?
O grande problema com o marketing no Instagram é a dificuldade de conduzir seus seguidores para o site da marca. Uma vez que você não pode colocar links clicáveis em suas publicações, as marcas devem dirigir os seguidores através de links em sua bio, e atualizar continuamente o destino conforme novos produtos forem postados.
Embora este não seja o ideal, o Instagram ainda é uma importante fonte de tráfego e vendas para muitas empresas. No entanto, se você optar por fazer publicidade no Instagram, você pode incluir links nos seus posts.
Quais as limitações de vender no Instagram?
Vender no Instagram ainda é algo muito novo. Há pouco tempo atrás havia um recurso chamado post patrocinado. Se você quisesse anunciar no Instagram, você tinha que fazê-lo através de uma negociação privada com outros usuários do Instagram, pedindo que eles o promovessem em seus perfis.
Apesar de ser uma maneira muito eficaz para direcionar tráfego e vendas, o post patrocinado tinha suas limitações:
- Era caro;
- Necessidade de negociação;
- Prejuízo, caso os usuários não entregassem o combinado;
- Audiência limitada e segmentada.
Nem tudo é ruim quando se fala de posts patrocinados. Conseguir alguém para promover o seu produto traz benefícios sólidos à marca. Isso fornece a prova social, acrescentando um fator influenciador muito grande.
As pessoas são mais propensas a comprar algo, quando alguém de confiança já comprou. Como você não tem controle sobre a audiência dos influenciadores, você não precisa se preocupar com quem alvejar.
Benefícios de vender no Instagram
Atualmente, qualquer pessoa pode criar anúncios no Instagram através da “plataforma self-service” de publicidade do Facebook. Com ela você tem total controle sobre seus anúncios, como eles aparecem e quem os vê. Ao contrário de posts patrocinados, os anúncios são postados na sua própria conta.
As vantagens para o novo método incluem:
- Preço escalável;
- Auto-atendimento;
- Relatórios robustos;
- Público altamente refinado em termos de segmentação.
Como vender no Instagram: Um guia passo a passo
O Instagram Ads oferece vários objetivos potenciais de campanha, que você pode selecionar a partir de uma lista pré-pronta. Não negligencie essa escolha, pois ela vai influenciar a forma como seus anúncios são otimizados e como você vai pagar por eles.
Por exemplo, se o seu objetivo é obter mais seguidores, você provavelmente não se importa como as pessoas clicam no seu link. Você quer que eles o sigam antes de qualquer coisa. Veja no guia do iniciante abaixo como vender no Instagram passo a passo.
1º passo para vender no Instagram – Defina os objetivos de campanha
Talvez você esteja familiarizado com os objetivos de campanha dos anúncios do Facebook. No entanto, nem todos os objetivos de campanha disponíveis para o Facebook podem ser usado no Instagram. No Instagram, os objetivos de campanha disponíveis para escolher são:
- Cliques para o site: Envie pessoas para seções importantes do seu site.
- Conversões do site: Conduza as pessoas a tomarem medidas específicas no seu site.
- Instalar aplicativo: Faça com que as pessoas instalem seu aplicativo para dispositivos móveis.
- Engajamento móvel: Obtenha mais atividade em seu aplicativo.
- Visualização de vídeos: Conte uma história usando vídeos.
- Alcance e frequência: Consiga um alcance previsível e tenha maior controle sobre a frequência de suas mensagens.
- Engajamento por post: Faça com que as pessoas se envolvam com o seu anúncio.
2º passo para vender no Instagram – Conecte sua conta do Instagram à sua página do Facebook
O segundo passo para criar um anúncio Instagram é vincular sua conta do Instagram à sua sua página do Facebook. Você só precisa fazer isso uma única vez.
- Em sua página do Facebook, vá em “Configurações” e clique em “Instagram Ads”;
- Em seguida, clique em “Adicionar uma conta” e preencha suas informações de login do Instagram. Se você ainda não tiver uma conta no Instagram, é possível criá-la nesse momento;
- Quando terminar, clique em “Confirmar”.
3º passo para vender no Instagram – Crie uma campanha
Agora que você já vinculou sua conta do Instagram à sua página Facebook, é hora de criar sua primeira campanha.
- Em “Gerenciador de anúncios”, clique em “+ Criar campanha”;
- Em seguida, escolha o seu objetivo da campanha. Lembre-se que nem todos os objetivos da campanha listados estão disponíveis no Instagram. Se o objetivo no qual você está interessado estiver disponível para Instagram, um pop-up aparecerá ao passar o mouse sobre ele.
4º passo para vender no Instagram – Configure o seu anúncio
Depois de ter escolhido um objetivo, é hora de configurar seu anúncio. É aqui onde você define quem verá seus anúncios e quanto dinheiro você quer gastar. As mesmas opções de segmentação para anúncios no Facebook estão disponíveis para anúncios no Instagram.
Se você já tiver um público-alvo personalizado, previamente criado, você pode selecioná-lo para alvejar com seu anúncio do Instagram.
No que diz respeito ao investimento inicial, recomenda-se começar com valores baixos. Você poderá aumentar o orçamento mais tarde, caso o anúncio tenha um bom desempenho. Quando você terminar de escolher o público-alvo e orçamento, clique em “Escolher anúncio criativo” no canto inferior direito.
5º passo para vender no Instagram – Escolha os recursos visuais
Na próxima tela, você verá uma opção para escolher se você quer usar uma única imagem ou vídeo em seu anúncio, ou se você quiser usar múltiplas imagens (também conhecido como anúncio carrossel)
Assim que tiver decidido, faça o upload de suas imagens ou vídeos. Em seguida, adicione texto ao seu anúncio. Isto aparecerá como legenda no Instagram.
6º passo para vender no Instagram – Publique o anúncio
Por fim, à direita do editor de texto, você será capaz de visualizar uma prévia de como o seu anúncio vai ficar no Instagram.
Você publicá-lo no Facebook e no Instagram, mas caso você queira publicá-lo em apenas um canal, certifique-se que as outras opções de distribuição foram removidas.
Se tudo estiver de acordo com as suas expectativas, publique o anúncio. Caso contrário, volte e faça alterações sem medo.
Para quem é iniciante, vender no Instagram pode ser um pouco assustador. Depois de criar o seu primeiro anúncio, você se acostuma com a dinâmica e as coisas ficam mais fáceis. Não se esqueça de usar o Ads Manager para acompanhar o desempenho de seu primeiro anúncio.
Fonte: www.ecommercedesucesso.com