Contate-nos: (47) 3512-8833 | contato@socix.com.br

10 vantagens do E-commerce para você se inserir no mundo virtual

10 vantagens do E-commerce para você se inserir no mundo virtual

Para se ter um negócio de sucesso, qualquer que seja, há um planejamento anterior ao processo de consolidação. No e-commerce não é diferente, o mundo virtual gera muitas dúvidas e inseguranças, o que é comum se tratando da inserção no comércio eletrônico, por isso vamos apresentar vantagens do E-commerce que vão te fazer querer ser parte do mundo virtual.

Se você possui dúvidas a respeito de loja virtual, aqui você irá descobrir os motivos para se inserir nesse mundo e tirar muito proveito.

Vamos lá!

Afinal, o que é um E-commerce?

E-commerce, ou loja virtual, nada mais é que um comércio eletrônico. Atualmente, há uma nova dinâmica de negócios, os comércios eletrônicos ganham cada vez mais espaço, muitos empreendedores estão aliando o comércio tradicional ao eletrônico, mantendo lojas físicas e onlines, ou até mesmo migrando por completo para o mundo virtual. Toda modalidade de transação comercial de compra e venda é realizada através da internet com o uso de um equipamento eletrônico, tornando todo o processo de compra e venda versátil, ágil e eficiente.

O mundo virtual pode ser um excelente meio de aumentar lucros e ampliar ainda mais seu negócio, afinal, o alcance de pessoas através de sua marca é maior. Ter um E-commerce demanda muita organização e planejamento de negócio, como todo empreendimento de sucesso, tudo é colocado na ponta do lápis, quais os custos, forma de pagamento, forma de entrega, entre outros pontos, mas sobretudo é necessário compreender as vantagens para se ter um E-commerce.

 

1º vantagem do E-commerce: Disponibilidade

O E-commerce permite que a loja fique aberta, com produtos disponíveis para clientes, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem contar a disponibilidade nos feriados e finais de semana, e melhor, sem nenhum custo adicional. Grande parte dos estabelecimentos físicos, quando funcionam para além do horário comercial, requerem pagamento de hora extra para funcionários, fato que não faz parte do comércio eletrônico. Para os clientes, comprar não tem horário, dependerá da disponibilidade do consumidor, podendo comprar em qualquer horário de seu dia, qualquer dia da semana e em qualquer lugar.

2º vantagem do E-commerce: Acesso

Com o uso de smartphone, tablet, computador, notebook, entre outras ferramentas, que tenham acesso à internet, o E-commerce está disponível a todo tempo. Ou seja, comprar não precisará ser uma atividade que irá tirar tantas horas do dia, as compras podem acontecer em qualquer momento e lugar, proporcionando muitas vantagens aos clientes e lojistas.

3º vantagem do E-commerce: Baixo custo operacional

O baixo investimento inicial, se comparado com os investimentos e gastos de instalação de uma loja física, como aluguel ou compra do imóvel, contratação de funcionários, impostos, móveis, decoração, limpeza e afins, é uma importante vantagem do E-commerce. Além disso, a loja virtual exclui a necessidade de contratação de vendedores, logo, não é necessário o pagamento de comissão, que se volta ao lucro dos empreendedores. A dinâmica já aponta uma margem de lucro maior, permitindo a operação com linha de desconto para o consumidor, atraindo o negócio a ele.

4º vantagem do E-commerce: Prazo

Construir uma estrutura online é muito mais rápido e bem menos burocrático que montar uma empresa física, seu empreendimento online ficará pronto para vendas em um curto espaço de tempo e você já poderá iniciar as suas atividades, sem burocracias, a partir da instalação de uma plataforma de E-commerce e impulsionar o seu negócio para o sucesso.

5º vantagem do E-commerce: Alcance

A loja virtual permite um amplo alcance geográfico, por outro lado, a loja física só alcança clientes regionais, o potencial de uma loja virtual está em alcançar todo o território nacional e internacional, podendo seu negócio ser reconhecido por um grande número de pessoas e de diversas e diferentes Cidades, Estados e regiões. Ter o seu negócio sendo reconhecido em inúmeras regiões e ver o mesmo avançar é super concretizável.

6º vantagem do E-commerce: Facilidade nas pesquisas comparativas

Não tem como não destacar e levar em consideração a facilidade de poder comparar, agilmente, preços e produtos em diversas lojas. Os seus produtos devem ser ricos de informações, pois esta será uma grande vantagem para sua loja. Elas precisam ser objetivas e claras e atingir os clientes que demandam detalhes.

Para ter um negócio destacado, não seja apenas mais um, é importante disponibilizar conteúdos ricos e informações de qualidade, pois irão fazer toda a diferença e ainda aumentar a relevância da página, assim como a taxa de conversão ( relação entre quem busca e quem efetua a compra).

7º vantagem do E-commerce: Relatórios

A possibilidade de ter um melhor acompanhamento de seus negócios e controlar os resultados é um ponto muito importante, dessa forma você irá gerar: controle de estoque de forma simples, número de vendas, faturamento mensal, conhecer o perfil dos clientes, assim como o nível de satisfação, etc. São retornos que irão resultar em excelentes resultados para seu negócio, que estará em constante avanço profissional. O varejista virtual tende a entender o comportamento de seus clientes, entender o que público de seu negócio procura, analisar resultados de campanhas, taxas de conversão, entre outros, pois desse modo abre espaço para criação de estratégias de comunicação e vendas. Planejar e controlar resultados é fundamental para o avanço profissional de seu E-commerce.

8º vantagem do E-commerce: Conforto

A comodidade e praticidade em comprar e receber produtos no conforto do lar são pontos indiscutíveis, não é mesmo? Consumir online significa driblar trânsitos, filas nos estacionamentos, vendedores inconvenientes, tempo exorbitante sendo gasto e por aí vai. Comprar online é sinônimo de praticidade e eficiência.

9º vantagem do E-commerce: Maior variedade de produtos

O comércio eletrônico permite muita facilidade, agilidade e diversificação de produtos, preços e marcas, melhor, tudo no mesmo lugar. Esses pontos garantem mais conversões, afinal, se o consumidor encontra os produtos de interesse numa mesma loja virtual é muito mais fácil e ele não irá precisar lidar com custos de diferentes fretes. As variedades de produtos em um mesmo lugar, com diferentes marcas, desdobra em um reconhecimento importante para seu negócio.

10º vantagem do E-commerce: Melhores preços, maiores descontos, mais formas de pagamento

A possibilidade de encontrar condições de pagamento muito mais atrativas que em lojas físicas é outra vantagem de possuir uma loja virtual. A loja física possui um custo operacional muito mais alto que a virtual, além disso, também há uma rotatividade de produtos menor, ou seja, o valor tem que ser maior para se conseguir alcançar uma margem de lucro favorável.

Atualmente, os clientes possuem interesse naquilo que corresponde a preço e prazo bons, o cliente quer facilidade. Disponibilizar poucas formas de pagamento e preços absurdos não são atrativos e nem favoráveis para seu negócio. A possibilidade de pagar via cartão de crédito, débito, boleto bancário ou até mesmo via sistemas como o Pay Pal e PagSeguro irá facilitar para o consumidor e garantir reconhecimento para seu negócio.

 

Fonte: www.ecommercedesucesso.com/